Saúde


das pernas

Sensação de pernas cansadas no fim do dia? Fique atenta!

5 de fevereiro de 2019

Sabe aquele cansaço nas pernas que ocorre no fim do dia? Ele pode representar muito mais do que uma rotina intensa de atividades e esconder um mal silencioso: a doença venosa crônica, uma disfunção no funcionamento correto das veias que prejudica o retorno do sangue ao coração. As suas pernas têm papel fundamental na circulação sanguínea – isso porque o retorno venoso – ou a volta do sangue para o coração, ocorre nas veias dos membros inferiores.

Por isso é tão importante cuidar da saúde das pernas! E ao menor sinal de sintomas como: pernas cansadas, formigamento e dormência, coceira e irritação, inchaço nas pernas e tornozelos, além de câimbras musculares, você deve procurar um médico especialista (Angiologista). Afinal, o quanto antes você iniciar o tratamento, menor será a probabilidade de ter complicações mais graves.

Conheça um pouco mais sobre a doença venosa crônica, como evitá-la e os principais tratamentos para evitar o avanço da doença e complicações futuras.

O que é a doença venosa crônica?

As veias e válvulas dos membros inferiores são fundamentais para que o sangue complete a circulação por todos os órgãos do corpo. Todos os dias elas fazem um trabalho que acontece praticamente “contra a gravidade”, ou seja, de baixo para cima. Quando essas válvulas e veias não estão em boas condições, que pode ocorrer graças aos processos inflamatórios, a circulação fica comprometida e boa parte do sangue se acumula nas pernas, causando dor, inchaço, formigamento e até a formação de varizes, inchaços e úlceras.

Fatores de risco para a doença venosa crônica

Oito em cada dez pessoas no mundo apresentam sintomas de doença venosa crônica, contudo, existem alguns fatores de risco que podem acelerar o desenvolvimento da doença e até trazer complicações mais graves. São eles:

  • Idade elevada;
  • Excesso de peso;
  • Alimentação desequilibrada;
  • Alto consumo de sal;
  • Sedentarismo;
  • Tabagismo;
  • Postura de trabalho (posições prolongadas sentadas ou em pé);
  • Uso excessivo de roupas apertadas;
  • Climas quentes.

Ao eliminar ao máximo esses fatores de risco, você previne e ajuda no tratamento, a fim de diminuir as chances de ser acometida por varizes, úlceras e até trombose.

Como cuidar da saúde das pernas

Cuidar da saúde das pernas traz uma série de benefícios. Além de se proteger de problemas graves, você ainda as mantêm belas e com aspecto jovial, para usar aquele vestidinho que você adora! Isso sem falar na qualidade de vida para exercer as suas atividades cotidianas com mais energia. Veja algumas dicas:

  • Pratique esportes como caminhadas e musculação;
  • Ao final do dia, dê uma ducha fria nas pernas;
  • Use sapatos com saltos mais confortáveis;
  • Movimente as suas pernas sempre que possível;
  • Tenha uma dieta balanceada;
  • Beba bastante água – no mínimo 2 litros por dia;
  • Evite o excesso de peso;
  • Eleve as suas pernas ao final do dia para facilitar a circulação;
  • Evite utilizar roupas apertadas demais.

Cuidados para evitar a sensação de pernas cansadas

Durante o seu dia, seja no trabalho, seja em casa, procure adotar comportamentos que te ajudam a não chegar ao final do dia com as pernas cansadas. Uma dica importante é se movimentar sempre. Se você fica sentada durante muito tempo em uma posição só, levante-se para dar umas caminhadas durante o dia, se alongar e beber água. Além disso, no escritório é possível utilizar elevações para a perna que ficam embaixo da mesa do trabalho. Em casa, os cuidados são parecidos: evite ficar muito tempo em pé ou sentada, procure elevar as pernas e usar roupas confortáveis – ao adotar esses pequenos hábitos você vai notar a diferença.

Principais tratamentos para a doença

Os tratamentos para a doença venosa crônica incluem a utilização de medicamentos apropriados (Venoativos), meias de compressão e cremes terapêuticos, como o Cedraflon, que revitaliza as pernas promovendo um triplo benefício diário: alívio da sensação de pernas cansadas, refrescância com uma fragrância delicada e hidratação com 8 horas de efeito prolongado. Esses cuidados combinados com os que você já aprendeu aqui, vão elevar, e muito, a sua qualidade de vida e seu bem-estar.

Viu só como é importante ficar ligada aos primeiros sinais da doença venosa crônica? Invista em você, na sua qualidade de vida e na sua saúde. Você merece esse cuidado e carinho consigo mesma. Depois das nossas dicas, leve suas pernas para passear e aproveite o seu dia!

Últimas Publicações

Quais são os principais cuidados com a alimentação para melhorar a circulação e evitar inchaço e dores nas pernas?

Os benefícios terapêuticos da massagem.