Cuidados com as pernas


Cuidados com as pernas

5 de julho de 2021

Muito se escuta sobre “andar olhando para a frente”, né? Principalmente na infância, onde tudo nos distrai.

Mas hoje queremos te incentivar a começar a olhar para baixo e investir nos cuidados com as pernas. São elas que te levam para todos os lugares desde que você se entende por gente. Podem ser hidratadas, ressecadas, com vasinhos, varizes, manchas… mas nunca abandonam você e sempre trilham os caminhos escolhidos por você.

Continue a leitura e descubra como você pode e deve cuidar das suas companheiras diariamente.

 

POR QUE DEVO CUIDAR DAS MINHAS PERNAS?

Elas caminham com você. Elas caminham por você. Para que elas continuem saudáveis, fortes e resistentes, é preciso começar a olhar com mais carinho para elas. Cuidar das pernas é, sobretudo, cuidar da saúde vascular.

 

  • Como identificar1 problemas vasculares?

Assim como em toda e qualquer alteração no funcionamento do corpo, os problemas vasculares apresentam sinais que indicam que algo muito importante não está certo: a circulação sanguínea.

O rápido diagnóstico é capaz de proporcionar rápidas recuperações. Por isso, é preciso estar atento aos seguintes sintomas: dor e inchaço, formigamento, dormência e aparecimento de varizes.

Um dos principais riscos da má circulação sanguínea está no aparecimento de varizes, doenças arteriais e tromboses (principalmente oriundas de casos de diabetes). E por serem quadros que podem se agravar, é de extrema importância que os problemas sejam identificados rapidamente, porque o tratamento é primordial para evitar complicações.

E sabe como você pode começar a fazer isso hoje? Confira se algum desses sintomas está presente na sua rotina, procure a ajuda de um profissional especializado e adquira bons hábitos que reforcem os cuidados com as penas e contribuam para a sua circulação sanguínea.

 

COMO PREVENIR2 PROBLEMAS VASCULARES?

Assim como ocorre na prevenção do diabetes tipo 2, o segredo da prevenção e dos cuidados com as pernas está em adotar um estilo de vida saudável.

  • Praticar atividades físicas regularmente e olhar com carinho para a alimentação é primordial para evitar o excesso de peso;
  • Uma alimentação saudável e rica em fibras é capaz de proporcionar um bom funcionamento ao corpo e evitar a síndrome do intestino preguiçoso.
  • Beba água;
  • Use meias de compressão;
  • Faça massagens com bons cremes hidratantes para evitar o ressecamento da pele e ativar a circulação através dos movimentos.

Vale lembrar que o uso de anticoncepcionais e o tabagismo podem causar alterações na circulação. Portanto, busque sempre o acompanhamento de um médico e aponte todo e qualquer sinal que for identificado.

 

APROVEITE OS INTERVALOS DO DIA PARA SE ATENTAR AOS CUIDADOS3 COM AS PERNAS

 

O segredo do cuidado, muitas das vezes, está em saber aproveitar e se adaptar em todos os momentos -até mesmo, na rotina de trabalho. Portanto:

  1. Evite ficar muito tempo parado e em pé na mesma posição. Alongue as pernas e movimente-se para que o sangue possa circular;
  2. Ao longo do dia, tente elevar as pernas acima do nível do coração por alguns minutos para facilitar o retorno do sangue. Mesmo que só possa fazer isso ao acordar e antes de dormir, acredite: já estará fazendo muito por si mesmo;
  3. Invista na caminhada. Caminhar é fundamental para prevenir varizes.

 

Em qualquer sinal, vermelhidão ou inflamação, procure um angiologista ou um cirurgião vascular imediatamente!

Este post foi útil para você? Então não esqueça de compartilhar com um amigo. =)

 

REFERÊNCIAS:
¹SINTOMAS DE PROBLEMAS VASCULARES: https://saudelifecare.com.br/saude-vascular-das-pernas/#:~:text=Manter%2Dse%20em%20movimento%20e,de%20volta%20para%20o%20cora%C3%A7%C3%A3o.
²PREVENÇÃO DE PROBLEMAS VASCULARES: http://www.sbacvrj.com.br/semanavascularIX/cartilha.html#:~:text=Para%20evitar%20isso%2C%20%C3%A9%20importante,p%C3%A9s%2C%20causar%20dor%20e%20desconforto.
³RECOMENDAÇÕES: http://www.sbacvrj.com.br/semanavascularIX/cartilha.html#:~:text=Para%20evitar%20isso%2C%20%C3%A9%20importante,p%C3%A9s%2C%20causar%20dor%20e%20desconforto.

Últimas Publicações

SOS PERNAS: Motivos para usar Cedraflon

Cuidados com as pernas