#DIADIABETES: A importância dos hábitos saudáveis


#DIADIABETES: A importância dos hábitos saudáveis

1 de abril de 2021

O QUE SÃO HÁBITOS SAUDÁVEIS? ¹
Hábitos saudáveis são construídos diariamente através da soma de atividades físicas, uma alimentação equilibrada, cuidados com a pele e bons pensamentos. É a soma de tudo aquilo que impacta diretamente a sua saúde.
Tal construção gera tantos impactos positivos que, com o passar dos dias, começa a fazer parte da rotina. E não existe regra pra começar e nem por onde começar, viu? Reconheça as suas limitações e os seus gostos. Fazer o que você gosta é um fator primordial para que você continue praticando o hábito todo dia com prazer.

Cuidar do corpo contribui para a mente e vice-versa. Então, está na hora de pegar a garrafinha de água para acompanhar algumas recomendações de hábitos que separamos para você aderir.

 

HÁBITOS SAUDÁVEIS NA ROTINA: PRESENTE!²
Falar e entender a importância de hábitos saudáveis é uma prática educativa que já promove uma grande transformação de dentro para fora. Compreender a importância de mudar e cuidar de si, é uma maneira de conscientizar não só a si mesmo, como também, as pessoas que estão à sua volta.
E para adquirir a tão sonhada qualidade de vida, você só precisa de iniciativa. Mas relaxa, porque você não está sozinho!

 

Aqui estão alguns conselhos de amigo:

    1. PRA COMEÇAR: SAÚDE MENTAL²
      Pra começar, tem que ser do começo. Né?
      O segredo está em entender a importância de cuidar de si mesmo. Encontrar motivação sozinho é fundamental para ter forças de buscá-la sozinho também. Afinal, não é todo dia que temos a sorte de ter alguém nos incentivando ou apoiando.
      Vale lembrar que o desabafo e a conversa também são uma forma de cuidar da sua mente. Guardar tudo para si pode acarretar em múltiplas doenças psicológicas que podem interferir em todo o seu corpo. Por isso, busque a ajuda de um psicólogo ou terapeuta e encontrem juntos uma solução para aliviar o estresse e iniciar uma nova prática saudável.

 

    1. ABRACE UM NOVO HOBBIE²
      Iniciar um novo hobbie é a forma ideal de cuidar do corpo e da mente em uma tacada só. E se engana quem pensa que hobbies se limitam a esportes. Iniciar a leitura de um novo livro, cozinhar, meditar, colecionar e escrever são ótimos exemplos de hobbies que nos transformam e alimentam a busca por hábitos saudáveis de dentro para fora.

 

    1. ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL²
      Uma alimentação saudável é uma alimentação equilibrada. E sim, você é o que você come!
      Cuidar da alimentação, além de ser uma forma de manter, perder ou ganhar peso, é uma forma de cuidar de si mesmo de uma maneira mais profunda. E ter uma alimentação saudável não é sobre deixar de comer o que você gosta: é sobre saber dosar e equilibrar.
      – Primeiro de tudo: busque o acompanhamento de um nutricionista e faça todos os exames solicitados, pois somente assim é possível ter diagnóstico de diabetes, intolerância a lactose etc e controlar a saúde através da alimentação;
      – O ideal é ter de cinco a seis refeições por dia. Sem pular o café da manhã, para evitar hipoglicemia, viu?
      – Evite o consumo de frituras e gorduras animais;

 

    1. BEBA ÁGUA²
      A hidratação é importante não apenas para o funcionamento dos rins. Ao contrário do que muita gente fala, beber água é fundamental para o funcionamento do corpo todo! Inclusive, da pele.

 

    1. PRATIQUE EXERCÍCIOS FÍSICOS³
      Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS)³, é preciso praticar cerca de 150 minutos de atividades físicas aeróbicas durante a semana, para não ser considerado sedentário. Portanto, escolha um esporte ou atividade física que combine com você e invista nela.
      Um ponto importante é: prestar atenção nos calçados que você utiliza. Utilizar um tênis errado pode prejudicar a sua circulação e o retorno venoso.

 

  1. TENHA UM PLANEJAMENTO ³
    Se organizar é fundamental para conseguir cumprir cada uma dessas sugestões de hábitos saudáveis diariamente. Priorizar a sua saúde e organizar cada uma dessas etapas, é primordial para enxergá-las como algo necessário e indispensável no dia a dia.

 

As dicas foram muitas, né? Mas não para por aqui!

Você tem uma missão: colocar tudo em prática o mais rápido possível.

E depois de tudo, vale lembrar da importância de colocar as pernas pro alto e relaxar com uma boa massagem nas pernas, nos braços e no rosto! Essa é uma forma de cuidar de si mesmo e reservar o tempo para praticar o amor próprio.

E agora conta aqui pra gente: por quais hábitos saudáveis você vai começar?

Esse conteúdo não constitui recomendação terapêutica. Consulte seu Médico regularmente.

 

Referências:
¹ Artigo “Cuida-me! Percepções de pessoas com úlceras de perna sobre as orientações de enfermagem”
http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/view/733
² COMO CONTROLAR O DIABETES COM HÁBITOS SAUDÁVEIS – ISTO É https://istoe.com.br/entenda-como-controlar-a-diabetes-com-habitos-saudaveis/
³ FAIXA ETÁRIA | ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/atividade-fisica-as-recomendacoes-da-oms-para-cada-faixa-etaria-3781457

Últimas Publicações

Diz aí, Bete: Como evitar o ressecamento da pele?

Mitos e verdades sobre as pernas