Mitos e verdades sobre as pernas


Mitos e verdades sobre as pernas

19 de abril de 2021

Quando falamos sobre a importância de olhar para as pernas, falamos sobre tudo: varizes, formigamento, depilação… tudo aquilo que contribui para a saúde da sua pele e de suas funções.

Não é novidade que quanto mais focamos em algo, mais nos preocupamos quando vemos algo incomum. E nos preocupamos tanto ao ponto de achar estranho ou acreditar que qualquer coisa diferente, é ruim.

Por isso, estamos aqui para desmistificar algumas ideias erradas (ou não) que dizem a respeito de suas pernas. Leia o artigo completo e conheça os mitos e verdades sobre as suas pernas. =)

 

DICA DA BETE

Vale lembrar que em tempos de fake news e absorção de informações baseadas em achismos, é muito importante que você comece a procurar fontes confiáveis e tirar todas as dúvidas sobre o seu corpo com o seu médico. Não acredite em tudo o que você vê nas redes sociais. Elas ajudam muito e adiantam as informações, mas não existe diagnóstico mais eficiente do que aquele que o médico dá ao ter exames em mãos e avaliar o seu problema de perto.

Todos os nossos conteúdos passam por avaliações médicas e todas as fontes são devidamente creditadas. =)

E agora? Vamos de MITOS OU VERDADES? =)

 

“O DIABETES PODE LEVAR À AMPUTAÇÃO DE MEMBROS INFERIORES” ¹
Verdade! Isso acontece pela dificuldade de cicatrização de feridas oriundas do diabetes que pode levar à uma das maiores causas de amputação do país: a neuropatia diabética¹. Por isso, é preciso controlar a glicemia e tratar corretamente para que a doença não evolua.

 

“APENAS O MÉDICO PODE CUIDAR DAS SUAS PERNAS” ¹
Mito! O médico prescreve o tratamento e é peça fundamental no acompanhamento do tratamento! Mas o maior cuidado parte de você. É preciso começar a olhar com mais carinho para todas as partes do seu corpo e compreender que muitas coisas no dia a dia podem contribuir para a melhora da saúde das suas pernas, tais como: o sapato que você escolhe usar, a hidratação da região e a higiene das pernas e pés¹.

 

“A BOA ALIMENTAÇÃO É UMA GRANDE ALIADA DAS PERNAS”
Verdade! O cuidado com a alimentação reflete diretamente na circulação das suas pernas², além de evitar dores e inchaços.

 

“É PRECISO HIDRATAR A PELE DIARIAMENTE” ³
Verdade! Manter a pele hidratada é fundamental para evitar ressecamento, coceiras e infecções. E tal cuidado pode ser feito em casa, através de um bom creme hidratante.

 

“MUSCULAÇÃO CAUSA VARIZES”
Mito! Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), uma das principais causas das varizes é o sedentarismo. A atividade física ajuda a prevenir⁴, pois estimula a circulação do sangue. Mas caso você já sofra com dores e varizes, o recomendado é pedir orientação médica.

 

“QUEM TEM VARIZES NÃO PODE DEPILAR AS PERNAS”
Mito! O recomendado é evitar a cera quando houver feridas⁵, sempre ter muito cuidado e pedir recomendação médica.

 

Esses são alguns dos mitos e das verdades que precisam ser contestados diariamente! 😂

Conta aqui pra gente: qual é a sua maior dúvida sobre os cuidados com as pernas?

Este conteúdo não trata de recomendação terapêutica. Consulte seu médico regularmente

 

REFERÊNCIAS:
¹Artigo Vida e Ação: https://www.vidaeacao.com.br/atencao-especial-aos-cuidados-com-o-pe-diabetico/
²CEDRAFLON https://cedraflon.com.br/artigos/quais-sao-os-principais-cuidados-com-a-alimentacao-para-melhorar-a-circulacao-e-evitar-inchaco-e-dores-nas-pernas/
³ MINHA VIDA https://www.minhavida.com.br/saude/materias/18198-pele-do-diabetico-hidratacao-e-cuidados-essenciais
⁴SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANGIOLOGIA E CIRURGIA VASCULAR http://www.sbacvrj.com.br/semanavascularIX/duvidas.html
⁵DR. LUCIANO CARIDADE COTTA https://www.doctoralia.com.br/perguntas-respostas/depilacao-com-cera-quente-pode-prejudicar-quem-ja-tenha-varizes#:~:text=N%C3%A3o%20existe%20contraindica%C3%A7%C3%A3o%20para%20depilar,depilada%20n%C3%A3o%20tenha%20nenhuma%20ferida.

Últimas Publicações

SOS PERNAS: Motivos para usar Cedraflon

Cuidados com as pernas