Massagem
nas
pernas


Os benefícios terapêuticos da massagem.

1 de agosto de 2019

A história da massagem quase se confunde com a história da própria humanidade. É quase instintivo fazer uma compressão com as mãos nas áreas que sentimos dor ou incômodo e, por isso, temos a sensação de alívio provocada pelo toque. A palavra massagem, vem do grego “masso”, que significa “amassar” em uma visão terapêutica, consiste na manipulação de tecidos moles, seja para amenizar dores, seja para curar doenças.

Os benefícios terapêuticos da massagem são relatados em uma vasta literatura, praticamente desde a antiguidade há registros que mostram essa prática e, até na atualidade, há inúmeras terapias associadas que usam a massagem. A principal sensação associada é o relaxamento, além da melhora significativa na circulação sanguínea.

Ao acompanhar esse post, selecionamos para você alguns benefícios da massagem, bem como dicas para aproveitar o momento e cuidar mais de si mesma. Acompanhe:

Os benefícios da automassagem nas pernas

A automassagem é um momento de cuidado especial. Hora de escolher uma posição relaxada, lugar e hora propícios para esse ritual consigo mesma. Massagear as pernas no sentido da circulação venosa promove bem-estar e relaxamento depois de um dia cansativo. Essa massagem é responsável também por melhorar a circulação sanguínea na região dos membros inferiores e, quando associada à cremes que revitalizam as pernas cansadas, alivia também os sintomas e melhora a qualidade de vida.

A drenagem linfática pode ajudar?

Um tratamento muito procurado para aliviar o inchaço e melhorar a aparência das pernas é a drenagem linfática. A terapia deve ser indicada pelo médico e ser feita por profissionais altamente especializados, pois, apesar de ser um procedimento muito procurado, pode representar riscos graves para quem tem trombose ou problemas circulatórios mais sérios. A drenagem linfática com profissionais que não são especializados pode contribuir para estourar mais vasinhos nas pernas e também deslocar trombos pela corrente sanguínea, por isso, fique atenta!

A escolha do creme mais adequado

Para melhorar a fricção das mãos nas pernas, vale escolher óleos e cremes.
Procure por aqueles que trazem hidratação intensa e prolongada, refrescância e alívio imediato. Utilizar um creme revitalizante, por exemplo, traz todos os benefícios que as suas pernas precisam e você pode assegurar ainda mais bem-estar e alívio dos sintomas das pernas cansadas.

Dicas de como fazer uma boa massagem nas pernas

A principal dica para uma massagem nas pernas é fazê-la no sentido da circulação venosa, que é feita no sentido do coração. Escolha um bom creme revitalizante, espalhe nas mãos e comece a massagem seguindo esses passos:

  1. Espalhe o creme pelos pés e pernas;
  2. Use a palma das mãos e a ponta dos dedos e faça uma leve fricção dos calcanhares até as coxas;
  3. Alongue os dedos dos seus pés com cuidado e massageie o peito do pé;
  4. Usando suas mãos em formato de pinça, massageie as panturrilhas;
  5. Finalize a sua massagem com leves toques com as pontas dos dedos nas suas pernas e pés.

Gostou do ritual de beleza e saúde? Então comece já a se cuidar para prevenir e/ou aliviar os sintomas da DVC e a sensação de pernas cansadas.

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Fontes:
https://www.henriquecursos.com/site/docs/Massagem.pdf
http://www.luzimarteixeira.com.br/wp-content/uploads/2010/12/livro-mario-paul-cassar-manual-de-massagem-terapeutica.pdf

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