Os principais cuidados na
alimentação para uma boa
circulação.


Quais são os principais cuidados com a alimentação para melhorar a circulação e evitar inchaço e dores nas pernas?

2 de setembro de 2019

Alimentar-se bem é um dos pontos importantes para melhorar os sintomas da doença venosa crônica (DVC) ou para não agrava-los. Uma boa alimentação também é aliada no combate à obesidade, que é um dos fatores de risco da DVC, pois sobrecarrega a circulação venosa, especialmente dos membros inferiores, facilitando a dilatação das veias. Adotar uma alimentação saudável pode ser mais simples do que você imagina. Veja as nossas dicas!

Aumente o consumo de fibras

As fibras são partes dos vegetais presentes nos grãos, legumes, hortaliças e frutas que não são digeridas pelo organismo, ou seja, passam praticamente de forma intacta pelo trato digestivo. Contudo, elas são fundamentais para ajudar no trânsito intestinal e para auxiliar a digestão. As fibras também diminuem de forma significativa a quantidade de açúcar no sangue e melhoram a absorção de vitaminas e nutrientes.

Reduza o consumo de sódio

O sódio contribui diretamente para a retenção de líquidos no corpo, sendo um dos principais responsáveis por aquela sensação de inchaço nas pernas no final do dia. Isso ocorre porque o sódio prejudica o equilíbrio hídrico do corpo, e, ao invés de ajudar na eliminação de líquidos, ele os retém no organismo. O excesso de sódio também contribui com o aumento da pressão arterial. Por isso, dispense o saleiro de mesa e evite o consumo de alimentos industrializados, que em sua maioria possuem altas quantidades do mineral.

Prefira uma alimentação mais natural

Na opinião da maioria dos nutricionistas é essencial aumentar o consumo de alimentos naturais: frutas, legumes, hortaliças, castanhas e grãos integrais. Ao mudar o seu estilo de alimentação, você se torna mais saudável, contribui para a redução de peso e, naturalmente, reduz também o consumo de sódio. Além disso, ao diversificar a sua alimentação, você aumenta a quantidade de vitaminas e minerais – o que ajuda a manter a integridade dos vasos sanguíneos e, somada à uma hidratação eficaz, garante uma adequada circulação sanguínea.

Beba bastante água

Aumentar a ingestão de água contribui para uma vida mais saudável. O mais recomendado é beber no mínimo 2 Litros de água por dia, nos intervalos entre as refeições. Consumir bastante água também contribui para o aumento de eliminação dos líquidos no organismo. Graças ao seu efeito diurético da água, há uma maior eliminação de toxinas e diminuição da retenção de líquidos no corpo – combatendo o inchaço nas pernas ao fim do dia.

Cuidar da alimentação é fundamental para melhorar a saúde e a qualidade de vida . Além de adotar um hábito saudável, é essencial que você pratique atividades físicas e visite o médico regularmente. Essas atitudes são essenciais para uma vida mais plena e saudável.

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